Folar da minha avó. My grandma's Easter cake

15 de abril de 2014

{scroll down for english version}

Este é o primeiro folar que faço em casa. Era uma tarefa que cabia normalmente à minha avó, que fazia sempre a mesma receita porque sabia ser a preferida de todos.  Fazia-os em casa, junto com a vizinha, colocava a massa num tacho e levava a cozer no forno a lenha. Na Sexta Feira Santa já tínhamos dois lindos folares à nossa espera na mesa da cozinha. É uma receita que faz parte de mim, guardei-a com o maior carinho, ainda escrita à mão por ela  no verso de um papel qualquer.




É um folar simples, mais parecido com um bolo do que com o típico folar, mas é assim que todos gostam cá em casa. A minha avó era uma pessoa muito prática, despachada, com pouca paciência para pormenores, claro que a sua receita  tinha que ser do mesmo jeito. Sem grandes voltas, sem tempos para levedar, sem ovos cozidos por cima a enfeitar, o mais fácil e rápido de fazer, até porque ela não gostava de fazer bolos....
Apesar disso este continua a ser o falar que todos gostam. Doce q.b., não é seco, não é pesado e tem um maravilhoso gosto a canela e erva doce. O cheirinho que deixa na casa enquanto coze é uma delícia que nos faz desejar que esteja pronto na hora. Para mim é o cheirinho a Páscoa...





Folar
(rende 2 folares)

4 ovos
500g de açúcar
100g de margarina amolecida mas não derretida
1 kg de farinha
0,5L de leite
1 chávena de chá de água
1 colher de chá de fermento para bolos
2 colheres de sopa de canela
2 colheres de chá de erva doce moída
raspa de 1 limão + 1 casca

Ligue o forno a 180ºC.
Leve a ferver a chávena de água com a erva doce e 1 casquinha de limão. Apague e deixe arrefecer.
Numa tigela bata os ovos com o açúcar. Junte a margarina, a canela e a raspa do limão. Junte a farinha e o fermento. Bata bem.  Acrescente o leite e bata. Por fim junte a água que levou a ferver com a erva doce.
A consistência fica semelhante à de um bolo.
Leve ao forno a 180ºC  numa forma ou num tacho untado e polvilhado com farinha.
Retire e deixe arrefecer.

Bom apetite!




Recipe in English

Folar (Portuguese Easter cake)

4 eggs
500g of sugar
100g margarine, softened but not melted
1 kg of flour
0.5 L of milk
1 cup of water
1 teaspoon of baking powder
2 tablespoons of cinnamon
2 teaspoons ground fennel
zest of 1 lemon+ 1 peel

Turn the oven to 180 º C.
Bring to boil a cup of water with fennel and lemon peel . Turn off and let cool.
In a bowl beat the eggs with sugar. Add the margarine, cinnamon and lemon zest. Add the flour and baking powder. Mix well. Add milk and whisk. Finally add the boiled water with fennel and lemon peel.
The consistency is similar to a cake.
Bake at 180 º C in a form or in a pan, greased and dusted with flour.
Remove and let cool.



34 comentários:

  1. Também já fiz um folar da minha avó noutra Páscoa, mas sabes que mais? Nunca ficam como os delas, não é?! Seja como for o teu está lindo e aposto que delicioso :)
    Beijinhos e boa Páscoa Sarinha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Su, boa Páscoa tb para ti.
      Realemnte o dela tinha um toque especial, é o toque mágico de avó :)
      bjinhos

      Eliminar
  2. Adoro folar :) E o teu parece muito bom, além de ser uma receita herdade que tem um simbolismo muito especial, apesar de ter aparencia de um bolo como tu dizes, a sua textura é de folar, e já me estou a imaginar com uma fatia e uma belo chá a acompanhar :P

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana! A textura está entre um bolo e um pão :)
      beijinhos

      Eliminar
  3. Nunca fiz um folar a minha mãe ma com carnes.
    Esse ficou tão lindo ,adoro o sabor a canela
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Muito simples e bom de certeza! Sabes também não gosto nada do ovo espetado lá em cima :)

    Beijinhos e uma pascoa feliz para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pude deixar de me rir :)
      A minha avó tb n gostava, e sinceramente eu tb não :P
      Uma Páscoa feliz luisinha
      bj

      Eliminar
  5. Que bonito! :-) Gosto dos aromas e da homenagem à tua avó.

    ResponderEliminar
  6. Será que se fizer meia receita e puser stevia em vez de açúcar funciona? Está de sonho parabéns ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Inês,

      Pode fazer meia receita, a minha avó fazia às vezes, mas sei que n punha metade da canela e da erva doce, punha sempre mais um bocadinho ;)
      Quanto à Stevia, n sei se fica bom ou não, nunca usei no folar, mas pode sempre experimentar, depois diga como ficou :D
      bjinhos

      Eliminar
  7. Ah, como eu gosto da sabedoria das Avós! A minha também fazia um Folar de Trás-os-Montes (terra do meu avô), que só de me lembrar já estou a salivar!
    Gostei muito dos aromas do Folar da tua Avó e vou guardar a receita. É bem simples e rápido de fazer e , como dizes tem os Sabores da Páscoa. Obrigada pela partilha. Páscoa Feliz! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito destes folares batidos que ficam com textura quase de bolo. Lindo e delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Oh que lindo está, tem um ar de bolinho.
    Gosto dos ingredientes, deve ser um cheiro tão bom com esses aromas.
    Ficou lindo nessas fotos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. A minha avô não fazia folar, mas fazia uma morcelas.. ui ui! :) Mas bem, sendo que não tenho uma receita da minha avô para folar tenho de ver por outras, a tua avó parece-me muito bem!! :)

    ResponderEliminar
  11. Esse folar que parece bolo deve ser mesmo uma delícia e tão bem perfumado! Nós por cá não temos a tradição de fazer ou ter folar na mesa da Páscoa, mas eu gosto muito de os fazer por norma fora da época tradicional deles :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Este folar é lindo e parece um bolo, de tão fofo.
    Que bom, adoro estas receitas com tradição, com sabor a família.
    Eu adoro comer folar todo o ano, e quero ver se experimento esta tua receita linda.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Parece mesmo um bolo e a textura parece ser fofa!
    As receitas de família são sempre deliciosas!
    beijinhos e Boa Páscoa

    ResponderEliminar
  14. Adoro estas receitas práticas e cheias de sabor. Porque a vida não espera e há que celebrá-la com quem amamos!! Estas receitas são a nossa identidade, a nossa história e por isso uma relíquia... Também tenho algumas de família que guardo com muito carinho :) Gostei muito deste folar e vou guardar a receita para repetir de certeza.

    Beijinhos e boa Páscoa
    Raquel
    http://amor-as-camadas.blospot.pt

    ResponderEliminar
  15. Obrigada pela partilha e parabéns pelo blog que só hoje conheci! Serei visita regular, adoro o estilo!

    ResponderEliminar
  16. Adoro folar! Especialmente assim simples como este da tua avó :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Qual a farinha que utilizou tipo 55 ou tipo 65?

    ResponderEliminar
  18. Ola, estou a experimentar a sua receita, ate agora a massa ficou deliciosa. Vamos ver depois de cozido. De qualquer forma muito obrigado por publicar. Marco Carmo

    ResponderEliminar
  19. Olá. Tenho agora os meus folares no forno 😊 quanto tempo ficam no forno?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana,

      já não vou a tempo, mas costuma ser cerca de 45 minutos.
      Correu tudo bem com os seus folares?

      Eliminar
  20. Bom dia. Obrigada pela receita. Ficou maravilhoso 🤩 🎂..... Feliz Páscoa ♥ 🐰

    ResponderEliminar