Granola de millet e amêndoas (vegan, sem glúten). Millet and almond granola (vegan, gluten free)

20 de março de 2014

{scroll down for english version}

Já há algum tempo que não se via uma receita de granola por estes lados, o que não significa, claro, que não seja uma presença constante cá por casa. Não me canso de dizer o quanto adoro granolas, por mim comia-as a toda a hora. É por isso que estou sempre a inventar novas receitas para ir variando nos sabores e nos nutrientes que fornecem.


.A ideia de uma granola de millet já andava a assaltar a minha mente vezes a mais para ser ignorada. Receava que os pequenos grãozinhos se tornassem demasiado duros para serem comidos, mas a perspectiva de ter algo novo e diferente do habitual impulsionou-me a finalmente colocar a ideia em prática.
É sem dúvida uma das granolas mais saborosas que já fiz. Deliciosamente viciante, com o crocante do millet a estalar na nossa boca a cada trincadela. Não deixa de ser, no entanto, uma granola mais dura que o normal, que para as pessoas com dentes mais sensíveis talvez seja difícil comer a "seco". Mas se for colocada no leite ou no iogurte torna-se mais suave e este pequeno senão fica facilmente resolvido.
Apesar disso adorei o millet na granola, deu-lhe uma nova textura e acrescentou-lhe algo novo. Vou colocá-lo com certeza noutras granolas que faça, nem que seja só uma pequena quantidade, porque além de muito nutritivo, o crocante do millet para mim é tudo de bom.
Fiz uma combinação com amêndoas e passas a acompanhar, mas pode experimentar com nozes, cajus, ou tâmaras cortadas.


Granola de millet e amêndoas

2 chávenas de chá de flocos de aveia
1 chávena de chá de millet
1 chávena de chá de amêndoas partidas grosseiramente
1 chávena de passas ou sultanas
1/4 de chávena de chá de mel ou geleia de agave
3 colheres de sopa de óleo de coco ou margarina vegetal
2 colheres de sopa de açúcar integral (rapadura)
2 colheres de chá de canela em pó

Ligue o forno a 180ºC.
Numa tigela junte a aveia, o millet e a canela. Noutra tigela misture o óleo de coco derretido (ou a margarina) e o mel. Junte as duas misturas e mexa bem.
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante cerca de 30 minutos.
Mexa de 10 em 10 minutos e quando começar a alourar junte as amêndoas e as passas.
A granola deve ficar com uma cor dourada.
Retire, deixe arrefecer e guarda num frasco

Recipe in English

Millet and almond granola

2  cups rolled oats
1 cup millet
1  cups raw almonds chopped
1 cup raisins
1/4 cup honey or agave nectar
3 tablespoons virgin coconut oil, melted
2 tablespoons rapadura sugar
2 teaspoon ground cinnamon

Preheat the oven to 180ºC.
In a large bowl, mix all the ingredients except the almonds and raisins. Spread evenly onto a rimmed baking sheet and bake for 30 minutes or until deeply golden, stirring every 10 minutes. Mix in the raisins and the almonds and bake for more 10 minutes.
Let cool before storing in an airtight container.






43 comentários:

  1. Adoro Granola, mas assim com millet nunca experimentei...levo comigo a ideia! :)))

    beijinhos,
    http://www.madamexicaras.com/

    ResponderEliminar
  2. Que delícia, deve ser maravilhosa!! Adoro quando são crocantes, fico viciada!

    E gosto taaanto do novo look do blog, está lindíssimo!! :)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Primeiro, adorei o novo visual aqui do teu cantinho, está muito mimoso! :) Parabéns
    Quanto à granola, vou experimentar claro e vou adorar!!

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Adorei a granola! Excelente sugestão!
    O blog está lindo...
    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Estão lindas as fotografias e o novo visual do blog, adoro!
    Eu adoro granola caseirinha, e sim com millet e com quinoa fica maravilhoso :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado Ginja :)
      Com quinoa nunca fiz, mas deve ser bom de certeza
      bjinhos

      Eliminar
  6. Eu gosto muito de crocante, por isso acho que vou gostar desta! Já pensei também no amaranto, mas como ainda não tenho muita experiência com ele, não sei até que ponto é que ele ficaria bem em granola, o que achas?
    Adorei o novo visual do blog, está lindo e tão clean!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gori,
      sinceramente não sei porque nunca fiz... mas parece-me que deve ser o mesmo género do millet. Uma boa ideia para uma próxima granola :D
      bjinhos

      Eliminar
  7. Aqui em casa até os homens gostam.
    Com millet nunca fiz,essa ficou com muito bom aspecto
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Adoro granola e tenho que fazer, nunca fiz com millet lá terei de experimentar.
    Ficou com muito bom aspecto e as fotos lindas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Mal posso esperar para experimentar!
    Gosto muito do novo look do blog :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Não podia deixar de comentar esta belíssima granola! Como bem sabes eu ADORO granola (quem não adora) e mais uma vez a tua parece perfeita :)
    Grande beijinho ;)

    ResponderEliminar
  11. Adorei :p

    viagemboaviagem@blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Sem duvida que tambem adoro granola. Tão boa e tão mais saudável que os cereais de compra! A tua parece uma delicia... e receitas inovadoras são sempre bem vindas ;) Ah! A nova "fatiota" está muito bonita. Dá-lhe um ar fresco ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Tânia !
      Viva as granolas caseiras ,ehehehe
      bjinhos

      Eliminar
  13. E eu que sou uma fã de millet fiquei encantada com esta granola. Boa, boa!

    ResponderEliminar
  14. Está lindo o blog Sara! Muitos parabéns a ti, e à Su pelo trabalho :D
    Essa granola tem um aspecto muito bom :)
    Por acaso ainda não experimentei com millet... Vai ser a próxima granola que vou fazer de certeza!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Adoro granola, com millet nunca tinha visto. é millet tufado? ou o normal?

    ResponderEliminar
  16. Olá Liliana,

    eu usei o millet normal, mas com o tufado deve ser uma maravilha :D
    beijihos

    ResponderEliminar
  17. Onde se pode comprar millet? Obrigada!
    J.C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode comprar em alguns supermercados na parte dos produtos dietéticos ou em ervanárias

      Eliminar
  18. Está decidido: vou segui-la... Parabéns pelo blog :)

    ResponderEliminar
  19. Adoro granola caseira. Vou guardar esta receita!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar
  20. Começo por dizer que adoro o teu blog, venho cá imensas vezes para me inspirar e para levar algumas receitas. As imagens são sempre tão tentadoras que se os olhos comessem eu estava obesa ahah
    Nunca comi millet, mas decerto vou experimentar nesta receita, e como adoro comida crocante, vai ser uma maravilha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá Sara,
    Nesta receita usa o Millet lavado ou seco diretamente da embalagem? Comecei a usar há poucos meses e lavo-o sempre primeiro, pelo que li, é recomendável pela possível presença de saponinas.
    Obrigada pela partilha de receitas saudáveis e saborosas, eu vou de certeza continuar a seguir o blogue e a experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      nesta receita pode lavar, preparar a granola e levar ao forno.
      Confesso que normalmente não o lavo, coloco-o numa frigideira anti aderente e deixo uns 2 minutos a saltear, só depois o cozinho.
      Beijinhos

      Eliminar
  22. Por gentileza,também quero saber como você usa o millet (no Brasil se chama painço)na granola. Lava e depois seca num pano. Muito legal o seu blog. Aguardo ansiosamente a resposta. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, muito obrigado pelo comentário. :)
      Pode lavar o millet, preparar a granola e depois levar ao forno. Nesta receita não faz grande diferença.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Gratidão pela resposta.
      Um abraço fraterno
      Vivi

      Eliminar
  23. Excelente esta granola, adorá-mos o sabor do millet assim tostado.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  24. Olá! Descobri o teu blog por acaso e estou a adorar. Já tenho algumas receitas apontadas para fazer hehe :) Só quero perguntar uma coisa. Nesta receita colocas o millet cru? Ou cozinhas previamente? Eu só tenho em casa o tufado, mas deve dar para fazer igual? Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, seja bem vinda ^_^
      Nesta receita pode colocar o millet em cru ou deixá-lo de molho durante a noite e depois descartar essa água. Desta forma fica mais fácil de digerir.
      Se utilizar millet tufado não ficará igual, aqui utilizo mesmo o millet cru :)
      beijinhos

      Eliminar
  25. Obrigada pela resposta :) Ah como só tenho o tufado fiquei na dúvida. Assim sendo, é mesmo o normal e a crú hehe Vou experimentar :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Olá Sara, sou alérgica ao mel, posso substituir por xarope de ácer? Tenho em casa e não me apetece ir gastar dinheiro em agave de propósito. Estou a iniciar-me nas granolas e já levo daqui algumas receitas, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla, sim pode usar xarope de ácer, vai ficar delicioso! Beijinhos

      Eliminar