Lemon Curd sem açúcar para o dia da mãe

5 de maio de 2013

Para a pessoa mais querida do mundo, que está sempre comigo, que me apoia incondicionalmente e é incansável e dedicada em tudo o que faz.

Porque sei que gostas, até mesmo à colher, mas porque também queres estar na linha, ofereço-te esta versão mais leve de lemon curd. Muito bom não achas?

Obrigado por tudo Mãe! Tem um dia muito feliz.




Este doce típico inglês, muito usado para barrar nos scones, rechear tartes ou bolos, faz as delícias dos fãs dos sabores cítricos.
Costumo fazer lemon curd em casa, até porque nem se compara com o de compra, mas uso normalmente os ingredientes comuns, manteiga, ovos, açúcar, tal como manda a receita. Mas desta vez não. Quis arriscar e torná-lo mais leve, mais saudável.  
Usei xilitol e stevia em vez de açúcar, substituí a manteiga por margarina vegetal e cortei na quantidade dos ovos.
O resultado surpreendeu-me. Ficou tão cremoso como o comum, o sabor a limão sobressai sem ser agressivo e o doce ficou no ponto. 
E o melhor de tudo, a mamã adorou!



Lemon curd sem açúcar
(rende cerca de 1 frasco)

1/2 chávena de chá de sumo de limão (escolha uns mais docinhos)
4 colheres de sopa de margarina vegetal
1 chávena  de chá de xilitol
10g de stevygreen em pó (pode aumentar a quantidade, depende da acidez do limão)
3 ovos
1 pitada de sal

Num tacho juntar todos os ingredientes excepto a  margarina. Passar tudo com a varinha mágica.
Levar a cozinhar em banho maria, mexendo sempre com uma vara de arames até começar a engrossar. Junte a margarina partida em quadrados e deixe derreter de modo a incorporar no creme.
Se achar necessário acrescente mais um pouco de stevia.
Retire do lume e deixe arrefecer. Depois de frio conserve no frigorífico.


21 comentários:

  1. Que belo lemon Curd para o dia da Mãe :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Eu que gosto tanto de lemon curd, tenho de experimentar esta receita aligeirada! Adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom ter uma receita de coalhada de limão que seja mais saudável. Já anotei esta, para quando quiser alternar com as minhas :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei bastante do aspecto, tenho que experimentar!

    ResponderEliminar
  5. Vou experimentar esta receita de lemon curd saudável :)
    Já anotei porque não tenho xilitol nem stevia em pó (espero encontrar facilmente)

    ResponderEliminar
  6. Olá sarinha,

    Que bom ler-te, sempre carinhosa!!

    Tenho a certeza que a tua mamã adorou :)
    Gosto muito de limão! este lemon curd não me vai escapar, bem mais saudável.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado querida luisa, depois diz o q achas :)

      um abraço enorme

      Eliminar
  7. Fiquei muito curiosa, vou experimentar! :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

    ResponderEliminar
  8. Sara, achei super curioso o teu lemon curd!
    Ficou perfeito na textura, nota-se bem :) Que bom adoçar a boca à mãe sem culpas e açúcares em demasia!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Pronto, é desta que me aventuro no lemon curd :) Acho é que não consigo arranjar xilitol. Sugeres alguma alternativa?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gila,

      experimenta uma parte de stevia e 2 ou 3 colheres de frutose.

      bj

      Eliminar
  10. Nunca experimentei Lemon Curd, mas versões suavizadas de um original que leva açúcar como um dos ingredientes principais parece-me muito bem!
    E o sabor cítrico de que falas parece bem convincente! Portanto é para experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Hunnn que maravilha, a ver se encontro o xilitol para experimentar também

    Bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá lena,
      deves encontrar nas lojas de produtos naturais.

      bj

      Eliminar
  12. Boa tarde Sara,

    já andava há algum tempo ás voltas para diminuir a quantidade de açúcar no curd, até que encontrei esta tua receita que é perfeita porque não leva nenhum açúcar! Sabes por quanto tempo é que se conserva este curd?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leila,

      para dizer a verdade cá em casa não dura mais que uma semana, até porque não faço muito, mas pelo menos deve aguentar 15 dias. Se tiver receio, pode sempre congelar e descongelar quando quiser comer. Fica bom na mesma.

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Olá Sara (=

    Nunca experimentei nenhuma receita de Lemon, mas depois de ver esta tua versão saudável fiquei curiosa para experimentar é tão simples e saudável que até apetece fazer já:)
    Tua mãe deve ter adorado não à melhor pessoa do mundo que a nossa querida Mãe:)

    ResponderEliminar
  14. Vou experimentar, parece simples de fazer! Obrigada por partilhar esta receita!!

    ResponderEliminar
  15. Olá Sara :) Estou a pensar fazer uma pavolva e colocar este lemon curd por cima... queria fazer o mais natural possível. Será que o mel para adoçar resulta??

    ResponderEliminar
  16. Olá Marta, pode usar mel, mas vai alterar a textura e e o sabor. Tanto o xilitol como a stevia são adoçantes de origem natural, a mim parecem-me boas opções. Em vez de mel para não alterar tanto a textura, sugiro açúcar integral (rapadura). Bj bom ano

    ResponderEliminar